Tempo de leitura: 8 minutos
Uma alta produtividade pessoal é a chave para o sucesso. No entanto, se você acredita que é preciso se tornar um robô para alcançar seus objetivos, está muito enganado.
A partir do momento em que você melhora a sua produtividade pessoal você garante sucesso, com esforço planejado.
Então leia este post com 10 sugestões de como alcançar seus objetivos de forma eficaz.
Antes de tudo, confira este vídeo que preparamos com dicas para acelerar sua produtividade:
Dica 01 – Concentre-se em seus objetivos e prioridades
Se você não tiver claro quais são seus objetivos, será difícil de alcançá-los. Isso porque, quando não se sabe onde quer chegar existem duas opções. A primeira é qualquer lugar serve. A segunda é ficar parado.
Ter claro quais são estes objetivos, vai auxiliar você a traçar um caminho e estabelecer métodos que melhorem sua produtividade para alcançá-los.
Mas não queira ganhar o mundo de uma única vez. Defina prioridades para não gastar energia com o que é desnecessário no momento.
E se para você for difícil executar essa tarefa use uma matriz GUT. A matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência), apesar de ser usada para projetos, pode auxiliar na gestão da rotina.
Ela permite mesclar informações subjetivas e objetivas a fim de definir prioridades. Um caminho que vai te garantir maior produtividade.
Dica 02 – Organize-se e planeje suas atividades para ter mais produtividade pessoal
Produtividade pessoal sem organização e planejamento não existe. Por isso é preciso que você tenha um plano a seguir. Garantindo que sua gestão de tempo será eficiente.
Quando estiver trabalhando nos seus objetivos pessoais, não se deixe entrar no piloto automático.
Sempre tenha em mente seu objetivo e os resultados das suas ações.
Isso contribuirá para que você consiga mensurar os resultados dos seus esforços, permitindo que você saiba como concentrar suas energias nas áreas que precisam de foco.
Dica 03 – Conheça a si mesmo
Você já parou para pensar como os CEOs e executivos de grandes empresas têm tempo para tudo? Como eles conseguem ter uma performance fora do normal?
Normalmente nós os vemos como aquelas pessoas que trabalham insanamente. As vezes acreditamos que eles praticamente não dormem, ou até mesmo que em suas veias correm energéticos, não sangue.
Mas não. Eles possuem um autoconhecimento elevadíssimo. Eles conhecem muito bem o ritmo que são capazes de empregar em cada atividade.
Mas não aquele ritmo confortável. Pelo contrário. Eles conhecem os limites. E através deste conhecimento eles trabalham mais arduamente para aproveitar o máximo de suas capacidades e garantir uma excelente produtividade pessoal.
Dica 04 – Aumente sua produtividade pessoal livrando-se de distrações
Você conhece os ladrões de tempo? Eles são aqueles agentes infiltrados que, sem percebermos, atrasam nossa rotina. Vou nomear alguns: celulares, redes sociais, muitas abas abertas, chats…
Não estou dizendo que você precisa se livrar da tecnologia para conseguir alcançar seus objetivos.
Mas você precisa saber usá-la para que sua produtividade pessoal não seja afetada. Desligar -se do celular por algumas horas do dia não mata.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Dica 05 – Trabalhe com pequenas metas
Lógico, seus objetivos são grandes. Mas quando você quebra eles em pequenas metas fica bem mais fácil avaliar se suas ações estão sendo eficientes ou não.
E se por acaso você perceber que algo está dando errado, terá tempo suficiente para corrigir.
É só lembrar daquela máxima: “um passo de cada vez”. Seu objetivo se aproxima cada vez mais concluindo pequenas tarefas, um estímulo à alta produtividade pessoal.
Dica 06 – Sempre conclua o trabalho
Você lembra que você definiu metas, estabeleceu prioridades e quebrou essas prioridades em outras pequenas metas.
Perfeito, seu plano está traçado. O caminho está definido para você alcançar seus objetivos tão almejados. E você começou a trabalhar neles.
Mas vem a primeira dificuldade. A segunda. A terceira. E você quase não consegue entregar o resultado da primeira meta estabelecida.
Nesse momento você deve sempre lembrar-se do porquê está executando aquela ação.
Ter consigo o objetivo de sempre entregar o trabalho que foi definido é a diretriz para não se perder no caminho e manter sua produtividade sempre em alta.
E não somente entregar, mas entregar com excelência. Afinal são seus objetivos que estão em jogo.
Dica 07 – Ame seu destino e sua produtividade pessoal vai decolar
Tenho certeza que o objetivo que você estabeleceu te trará benefícios futuros. Por isso ame-os.
Por exemplo, quando você gosta do seu trabalho, você consegue dedicar horas sem se fatigar. Sua produtividade pessoal segue o mesmo rumo.
Quando você ama seus objetivos terá prazer em fazer o que foi definido para alcançá-los. E não há erro em se divertir no processo de alcançar aquilo que se almeja.
Seu trabalho nunca deve ser doloroso, e se for, crie alternativas. Talvez uma segunda fonte de renda com aquilo que você realmente gosta de fazer. Empreender está ao alcance de todos.
Dica 08 – Seja flexível, adaptativo e criativo
Um dos grandes erros quando se tem objetivos audaciosos é pensar que eles são tão fixos que nenhuma alteração pode ser implementada.
E esse é um pensamento completamente errado, pois os cenários mudam com o passar do tempo. Por isso é importante ser flexível e compreensível para aceitá-los e se adaptar a eles.
Pensando nas grandes empresas: elas sempre tem um plano estratégico que contempla os principais objetivos.
Mas o ambiente político, o mercado, as legislações mudam, às vezes sem prévio aviso. E o que as empresas fazem? Entram em pânico? Não.
Elas avaliam as mudanças e se adaptam a estas de forma criativa. Faça o mesmo com seus objetivos.
Dica 09 – Trabalhe somente quando precisa
Se você acredita que sua produtividade pessoal está atrelada a sempre estar executando algum trabalho, errou!
Você é um ser humano e sabe quais são seus limites (espero que lembre-se da sugestão #3). Assim, encontre atividades que lhe darão prazer e relaxamento.
Certamente, se for possível encaixar isto com uma fonte de renda alternativa, seria maravilhoso.
Por isso, organize-se para trabalhar nos momentos que se deve trabalhar, e não trabalhar quando não se deve trabalhar.
Mas, lembre-se, se você estiver no momento de trabalho, trabalhe duro.
Dica 10 – Cuide de você mesmo para ter alta produtividade pessoal
Falando de produtividade pessoal, essa é uma sugestão muito confusa para algumas pessoas.
Algumas delas pensam que devem gerenciar cada ‘nanosegundo’ do seu tempo, para manter um equilíbrio entre ‘trabalho e vida’.
Por isso, para garantir sempre uma excelente produtividade, suas refeições se tornam fast-food, não dormem o tempo adequado, muito menos se exercitam. Eu já passei por isto.
Sua produtividade pessoal depende do seu corpo. Ele é sua máquina de sucesso. E como toda máquina, precisa de manutenção e reparos.
Saúde em dia é sinônimo de produtividade garantida, então não deixe de se cuidar!
E mesmo com as sugestões ficou difícil?
Primeiro de tudo será necessário foco. Ser bem-sucedido não é predestinação de vida, mas consequência da definição de objetivos e alcance deles.
E saiba que o seu foco é o principal ator de todas as realizações. O curso O poder do Foco tem esse objetivo: treinar as pessoas para suas realizações. Clique aqui e saiba mais.
E complementar ao curso, saber elaborar um mapa mental que te auxilie nos objetivos, promoverá sua produtividade.
O treinamento O Poder dos Mapas Mentais te auxiliará na sua capacidade de aprendizado, garantindo sucesso em seus objetivos pessoais.
Dois conteúdos extremamente relevantes para quem quer alcançar objetivos.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!