Tempo de leitura: 6 minutos
Ter organização pessoal é fundamental para qualquer trabalho que você for fazer. Fica muito mais fácil saber o que você está fazendo e qual é o próximo passo quando você é organizado.
Além disso, você já trabalhou em um ambiente bagunçado? É difícil, parece que nada rende e você fica o tempo todo preocupado com a limpeza, não com o trabalho. Por mais que você pense que não se incomoda, bem lá no fundo alguma coisa está te atrapalhando.
E no home office então? Aí a coisa fica ainda mais complicada, porque se você não se organizar, a bagunça só vai se acumulando. Ninguém limpa pra você, o estresse vai subindo e quando você vê já está muito difícil trabalhar.
A organização pessoal surge para deixar o seu foco onde ele merece estar: no seu trabalho. Seja em qualquer situação e em qualquer lugar, ser organizado nunca fez mal pra ninguém, não é?
Confira 7 dicas de organização pessoal que separamos pra você!
Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
1 – Tenha uma agenda para organização pessoal
Muita gente acha que não precisa, e outras tantas pessoas nem mesmo pensam em comprar uma agenda para organização pessoal. Pode acreditar, esse é um erro mais perigoso do que ele parece.
Especialmente se você trabalha em home office e lida diariamente com prazos. Não ter uma agenda de organização pessoal vai te colocar em situações complicadíssimas, pois você conta só com a memória para saber o que precisa fazer em seguida.
Dica de ouro pra você: não confie na sua memória para a organização pessoal.
Você é um ser humano, e sua memória prega peças em você o tempo todo. Algumas coisas você esquece, outras você lembra mas nem nunca aconteceram. Fique esperto: para organização pessoal, o melhor é comprar e usar uma agenda.
2 – Limpe um pouco todos os dias
É muito difícil render no trabalho com bagunça pra todo lado, chão sujo e louça pra lavar. Sua cabeça está no trabalho, mas vagueia de tempos em tempos para suas responsabilidades. De repente você fica tão estressado que para tudo e vai limpar.
Outra dica de ouro pra você: nunca pare tudo e vá limpar. Limpe um pouco todo dia.
Se você parar tudo, vai ficar difícil voltar pro que você está fazendo. Você vai querer tomar um banho, comer alguma coisa, e só aí voltar. Olha quanto tempo você perdeu nisso. Tempo é dinheiro!
Reserve um momento no seu dia para dar uma ajeitada leve na casa, mas não exagere. Tire meia hora antes do serviço ou depois para varrer o chão ou lavar a louça e pronto. Seu home office vai ficar muito mais limpo.
3 – Tenha horários
A rotina é tudo na organização pessoal. Mesmo se você não for uma pessoa naturalmente rotineira, é bom se adequar para render mais no trabalho.
Se você tem duas horas de almoço, o melhor é tirá-las sempre no mesmo horário. Assim, todo mundo sabe a hora que você está almoçando e quando volta, e fica mais fácil te achar.
Outra grande dica pra você: não pule refeições. Organize-as.
Seu relógio biológico precisa de constância. Se você resolve ir almoçar às três da tarde, quando voltar vai render muito menos por conta da digestão. E quatro da tarde é um horário crítico em qualquer trabalho.
4 – Não trabalhe de madrugada
Não tem nada pior para a organização pessoal do que trabalhar quando todos dormem e dormir quando todos trabalham.
A organização pessoal fica muito difícil de fazer se você não está disponível quando todo o resto do país está. Podem surgir demandas urgentes, algo do que você faz pode mudar, alguém precisa falar com você, enfim. Tudo pode acontecer num sábado a noite, menos trabalho.
Segura essa dica: trabalhe sua organização pessoal de horários.
Durma quando dormem, trabalhe quando trabalham. O dia é mais produtivo por conta da luz solar, que tem um efeito estimulante no nosso cérebro. Do mesmo jeito, a noite é melhor pra dormir por conta do escuro e do silêncio.
5 – A organização pessoal dos seus dados
Organização pessoal também é possível de se fazer na sua estação de trabalho. Se você trabalha em home office e lida com documentos, onde você os guarda?
Se você falou em uma pasta no seu HD, resposta errada. A organização pessoal fica muito mais fácil quando você usa um serviço como o Drive, por exemplo. Além dos seus dados estarem seguros na nuvem, eles podem ser encontrados com apenas alguns clicks.
Então vamos de dica: nunca tenha apenas uma cópia de dados importantes.
Essa é uma dica de organização pessoal que se esbarra na segurança da informação. Você lida com dados sensíveis? Pague por um storage encriptado e não dê brecha para o azar. Ter segurança nos seus dados é uma das maiores mostras de organização pessoal na internet.
6 – Acompanhe seu desempenho
Organização pessoal também é ter metas e acompanhar seu desempenho.
O quanto você consegue produzir por mês? O quanto produzia mês passado? Essas são perguntas importantes para você saber se vale a pena procurar mais trabalho no mês que vem.
Na realidade do home office isso se torna muito importante, principalmente em trabalho freelancer. Na empresa, porém, essa tática de organização pessoal te ajuda a entender como você está se saindo e como a chefia te enxerga.
7 – Planilhas, planilhas, planilhas!
Nunca deixe de fazer planilhas para guardar informações importantes e para fazer o controle da sua vida profissional e pessoal.
A planilha de gastos surge como uma grande proporcionadora da organização pessoal. Pode acreditar, ela faz milagres na sua vida financeira.
Use as planilhas para acompanhar seus rendimentos, suas demandas e para o que mais você quiser. Nesse mundo cada vez mais veloz, quanto mais planilhas você tiver, melhor para a sua organização pessoal.
E aí, o que você achou das nossas dicas de organização pessoal?
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!