Tempo de leitura: 4 minutos
O que faz um analista de sistemas? O analista de sistemas é um profissional da área de tecnologia da informação (TI) que é especializado em desenvolver e gerir sistemas informatizados.
Esses sistemas são capazes de atender às necessidades e objetivos da empresa que o contrata.
Com um mercado bastante amplo para este profissional, esse cargo tem ganhado cada vez mais força e importância.
Pois organizações de qualquer tipo e tamanho necessitam de softwares para controlar atividades, despesas, vendas e outros.
Antes de prosseguir Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
O que faz um analista de sistemas – Rotina
Um analista de sistemas é o profissional que vai oferecer soluções para problemas de dados e informações, utilizando sistemas de informação.
Por isso, um analista precisa entender as necessidades da empresa, conhecer o negócio. Desta forma esse profissional irá planejar, desenvolver ou, em alguns casos, customizar sistemas computacionais capazes de executar tarefas perfeitamente.
Dentro de sua rotina, um profissional de sistemas executa tarefas de extrema importância a organização.
O analista de sistemas precisa entender sobre as necessidades dos usuários do sistema e quais processos serão atendidos pelo sistema implantado na empresa.
O analista de sistemas também presta suporte aos usuários e auxilia em uma ampla gama de processos e projetos da empresa.
Outra de suas tarefas pode ser administrar os banco de dados da empresa. Ele precisa conhecer o tipo de dados com os quais está lidando, bem como os objetivos da empresa quanto ao uso de tais dados.
Com os parâmetros definidos, desenvolve o banco de dados propriamente dito, instala e configura.
Mas não termina por aí, enquanto o software vai sendo utilizado é preciso fazer um gerenciamento das informações, monitorar seu uso e atualizar o banco de dados fazendo alterações sempre que necessário.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
O que faz um analista de sistemas – Crescimento na carreira
Ter uma graduação não é um requisito primordial para ser bem visto nessa área.
Embora muitos dos analistas de sistemas geralmente sejam graduados em áreas de tecnologia.
Cursos como sistemas da informação, ciência da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas,
Ter uma graduação ou estar cursando uma é uma boa base para iniciar a carreira.
Mas além disso, o profissional de sistemas precisa buscar conhecimento técnico, algumas certificações muito importantes.
Reconhecimento no mercado de trabalho
Ter e buscar cada vez mais conhecimento técnico é muito importante para o analista de sistemas, tudo isso irá contribuir par obter crescimento e reconhecimento.
Mas além disso, é necessário ter mais atribuições para se destacar.
Uma das características que esse profissional deve ter é um bom relacionamento interpessoal.
Precisa se comunicar de forma a entender as necessidades da empresa, dos usuários, da liderança, para que assim, possa gerenciar outros desenvolvedores e projetos.
O analista de sistemas, como próprio nome diz, é um analista, e sua capacidade analítica deve estar ligada no máximo.
Por isso, raciocínio lógico, conhecimento do comportamento dos usuário, comprometimento e visão macro dos projetos, tudo isso é essencial.
Ter também responsabilidade e organização, para lidar com muitas informações, para saber gerar relatórios e documentos de sistemas existentes para controle interno da empresa.
A profissão de analista de sistemas é relativamente nova no mercado de trabalho.
No entanto, um profissional que se atualiza constantemente, busca conhecimento, dificilmente fica parado.
Ao contrário, um bom profissional de sistemas pode crescer, ser reconhecido e bem sucedido se isso fizer durante sua carreira.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!