Tempo de leitura: 7 minutos
Podemos definir controladoria como um segmento que auxilia uma empresa a ter maior controle de suas operações e a tomar decisões acertadas.
Dessa maneira, a controladoria pode colaborar para que o negócio tenha uma gestão de qualidade e para que seu o crescimento seja sustentável e lucrativo.
Por isso, empresas que possuem uma controladoria bem estruturada têm menos chances de sofrer grandes perdas.
O que é controladoria? – Prática
A metodologia utilizada pela controladoria é baseada no processo de controle. Mantendo assim o controle das atividades administrativas, financeiras e contábeis da empresa.
Desse modo, a controladoria se desenvolve por meio de padrões de qualidade alinhados com o planejamento e orçamento empresarial.
E por meio disso, monitora e apoia a empresa no processo de gestão organizacional, gerando informações precisas que auxiliam a tomada de decisão.
Esse monitoramento começa com a estruturação de operações contábeis, financeiras e de áreas de suporte.
Englobando assim custos contábeis, estratégias para captar recursos, formação do preço de venda, gestão de despesas e custos, fluxo de caixa e análise de desempenho dos colaboradores, por exemplo.
A controladoria define padrões de controle, avalia e esboça os resultados futuros baseando-se nos objetivos previamente definidos pela empresa.
Com isso, alguns dos benefícios alcançados por meio da atividade de controladoria são:
- Visão geral do cenário da empresa;
- Diminuição de custos desnecessários;
- Aumento do desempenho de funcionários;
- Melhores previsões do futuro do negócio, auxiliando no processo decisório e diminuindo a chance de falhas.
Assim, a controladoria se torna uma importante ferramenta para embasar o planejamento e o orçamento dos negócios. Além de contribuir para o acompanhamento coerente do desenvolvimento financeiro.
Por isso, não deve ser considerada apenas como uma medida de natureza financeira ou contábil. Pois está presente desde o planejamento até o controle operacional.
Funções da controladoria
A controladoria possui diversas funções que variam de acordo com o negócio.
Contudo, o objetivo das funções desempenhadas é o de cooperar para que a empresa tenha uma administração eficiente.
Assim, dentre as responsabilidades exercidas pela controladoria, destacam-se:
Planejamento
A controladoria reúne informações precisas sobre a empresa para auxiliar na tomada de decisão relacionada ao planejamento.
Informações como padrões de custo, despesas variáveis e fixas são utilizadas para que se possa construir o planejamento de vendas de produtos e serviços, por exemplo.
Desse modo, o planejamento é realizado a fim de que seja possível ter uma melhor previsão dos lucros e que ações sejam alinhadas para aumentar esse rendimento.
Controle
A ação desempenhada aqui é controlar e mensurar a eficácia e qualidade dos processos.
Avaliar se o desempenho executado está em conformidade com aquilo que é desejado pela empresa.
Aqui a controladoria também desempenha um papel importante no controle de custos, acompanhando eventuais diferenças com relação ao desempenho que é esperado.
O que é controladoria? – Controller
Vimos na prática como funciona a controladoria e quais as suas principais funções.
No entanto, existe um profissional que deve ser capaz de cuidar de tudo isso, o controller.
O controller é o profissional que gerencia todas as atividades da área de controladoria e conduz os planejamentos necessários.
No entanto, para desempenhar bem esse papel é necessário estar preparado para exercer diversas funções.
O controller gerencia uma série de atividades chave na empresa como:
- Controle orçamentário;
- Monitoramento de ativos;
- Entrega de demonstrativos financeiros;
- Estruturação de informações para o processo decisório;
- Construção do planejamento orçamentário;
- Realiza simulações de cenários;
- Compara o processo executado com o o planejado.
Além disso, o controller precisa ter uma interação ampla com os vários departamentos da empresa.
Visto que tem o papel fundamental de direcionar e coordenar uma equipe capacitada e preparada para fazer face às modernas atribuições da função contábil. Bem como para dar suporte às áreas de negócio e outras áreas operacionais na gestão da empresa.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais!
É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
O que é controladoria? – Importância no cenário atual
A competitividade no mercado tem aumentado cada vez mais, a tecnologia tem avançado sem parar e os consumidores estão cada vez mais exigentes.
Portanto, para se destacar nesse cenário, é fundamental para uma empresa desenvolver um planejamento estratégico que também atenda as necessidades dos stakeholders.
Esse planejamento deve ser bem elaborado e ter como objetivo consolidar o negócio.
Tomar decisões hoje que mantenham o crescimento da empresa e tragam boas consequências para o seu futuro.
E isso se relaciona bastante com a controladoria, visto que por meio dela é possível obter informações eficazes e com isso tomar decisões de forma mais assertiva.
Por isso, a controladoria é um centro de dados seguro de informações relacionadas ao negócio.
Além disso, a atividade de controladoria exerce um papel muito importante para saúde financeira da empresa.
Pois reúne dados que podem fornecer indícios de inadequações, desperdícios e, em determinados casos, desvios de dinheiro.
Além de medir a dimensão financeira da organização, ela também pode ser utilizada no engajamento da equipe, influenciando positivamente a mesma a buscar os objetivos da empresa.
A união desse processo com a avaliação de desempenho dos funcionários, o controle das finanças e as auditorias para avaliar o desempenho do negócio resultam em vários benefícios para uma empresa.
O que é controladoria? – Controle interno
Com o entendimento de como funciona a controladoria e quais suas responsabilidades dentro da empresa, é possível perceber que ela exerce um papel muito importante para o funcionamento dos controles internos.
O sistema de controles internos é um dos importantes elementos para a gestão financeira e um instrumento essencial para a gestão empresarial como um todo.
De acordo com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), “controle Interno é um processo, desenvolvido para garantir, com razoável certeza, que sejam atingidos os objetivos da empresa.”
Assim, o bom funcionamento do controle interno torna-se fundamental para uma organização que realmente quer alcançar seus objetivos.
Nesse aspecto, a atividade de controladoria corrobora para o funcionamento desse processo. Pois por meio dela é possível avaliar processos, diminuir a chance de erros e buscar resultados em conformidade com os objetivos definidos.
Portanto, quando existe uma boa atividade de controladoria sendo executada, a empresa consegue qualificar seus controles e construir uma boa estrutura organizacional. Isso permite que ela alcance os seus objetivos estratégicos e operacionais.
O que é controladoria? – Aprendizado
Ao longo desse artigo nós vimos que a controladoria é capaz de trazer eficiência a gestão ao exercer um controle eficaz.
Comentamos sobre vários benefícios que isso pode acarretar a uma empresa.
Por isso, ter um conhecimento contemporâneo de ferramentas que auxiliam o desempenho de controles internos se tornou um diferencial importante para mercado.
Dessa maneira, se você busca mais profundidade no entendimento desse assunto, conheça o nosso curso sobre Gestão de Processos, Riscos, Controles e Indicadores e ganhe além de conhecimento, um conjunto de modelos de ferramentas prontas para o seu uso.
Torne-se um profissional diferenciado e disputado no mercado!
Se interessou? Então clique aqui e saiba mais.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Ei, aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!