Ergonomia e Ginástica Laboral – Integração e bem-estar da equipe

Tempo de leitura: 5 minutos

A ergonomia na empresa pode ser abordada de diversas formas, com o intuito de incentivar os funcionários a adotarem práticas posturais mais adequadas e saudáveis.

Entre as abordagens no cenário atual, temos a ginástica laboral como a maneira mais prática de conscientizar os seus colaboradores sobre a importância de uma postura corporal adequada no ambiente de trabalho.

Ergonomia

Ergonomia – objetivo

O objetivo da ergonomia é ampliar a qualidade do ambiente de trabalho e o bem-estar dos colaboradores, melhorando assim a eficiência e a produtividade.

Dessa forma, essa melhora se dá através da construção e aplicação de técnicas de adaptação dos elementos do ambiente de trabalho.

Dentre os diversos ambientes que a ergonomia pode ser aplicada, podemos ressaltar os:

  • Escritórios ;
  • Hospitais ;
  • Sistemas informatizados ;
  • Transportes ;
  • Indústrias ;

Por isso, além de poder ser aplicada em vários ambientes de trabalho, a ergonomia é tida como uma ciência multidisciplinar.

Pode englobar áreas de conhecimento como a anatomia, psicologia, biomecânica, antropometria, fisiologia e engenharia.

Portanto, é um tema amplo e que envolve diversas profissões.

Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?

Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂

Dicas e benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho

Hoje em dia muitos trabalhadores passam a maior parte do tempo em seus respectivos ambientes de trabalho.

Uma jornada exaustiva demais pode comprometer a saúde dos colaboradores e causar doenças ocupacionais.

Estudos mostram que entre as doenças ocupacionais mais comuns atualmente, a maioria está diretamente relacionada à falta de ergonomia no trabalho.

Doenças ocupacionais como a lesão por esforço repetitivo (LER), estresse, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs), Surdez (temporária ou permanente) poderiam ser facilmente evitadas com simples cuidados ergonômicos.

Portanto, visto que a ergonomia também é uma ferramenta de adaptação do ambiente de trabalho e de seus instrumentos ao funcionário, é justamente ela que pode prevenir estas doenças, e com cuidados muitas vezes simples como:

  • Fornecer cadeiras ajustáveis, com ajuste para altura e para lombar. Diversos tipos de DORT’s podem ser evitadas com um simples cuidado com a postura;
  • Em caso de trabalho com computador, teclados, mouses e mousepads ergonômicos são essenciais para evitar a LER;
  • Em ambientes com ruídos frequentes, o uso de EPI’s que protegem os ouvidos deve ser obrigatório;

Ginástica laboral

A ginástica laboral nas organizações são uma série de exercícios físicos realizados no próprio ambiente de trabalho, durante o expediente.

Ela tem como objetivo melhorar a saúde dos funcionários e evitar possíveis lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais.

Doenças ocupacionais podem afastar funcionários por tempos indeterminados, ou ainda prejudicar sua qualidade de trabalho, consequentemente sua eficiência.

Consequentemente, isso irá resultar em uma baixa produtividade e funcionários insatisfeitos.

Para aplicação prática e simples da Ginástica Laboral, podem ser utilizados alongamentos completos, ou ainda exercícios como polichinelo.

É importante destacar aos funcionários a importância da realização desses exercícios, para que saibam o que estão prevenindo.

Existem colaboradores com todo tipo de personalidade, os mais tímidos por exemplo, podem se sentir um pouco incomodados a princípio.

Todavia, divulgando a importância da realização dessas atividades da maneira correta, é possível engajar toda sua equipe, até mesmo os mais tímidos, promovendo um bem estar mental e físico à todos.

Benefícios a empresa

A aplicação da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional traz reflexos muito positivos a empresa.
Pois causa a diminuição dos índices de falta por motivos de saúde, descontração do ambiente, aumento da produtividade coletiva e o mais importante, que é manter a integridade do trabalhador dentro da empresa, evitando assim problemas com o ministério do trabalho.
A adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional deve ser sempre desenvolvida por um profissional de fisioterapia ou educação física.
Por isso, é importante manter também um profissional que auxilie os colaboradores em situações de dores musculares, articulares ou quaisquer outros tipos de fadigas relacionados à postura no ambiente de trabalho.

Benefícios aos colaboradores

A prática da ginastica contribui diretamente como o bem estar do colaborador.

Contribui com a melhora da postura corporal, a minimização do risco de lesões ocupacionais, o alívio do estresse, o relaxamento muscular, o aumento da motivação e ainda o estímulo à prática de atividades físicas.

Portanto, práticas como essas são capazes de tornar o ambiente de trabalho melhor, mais leve e alegre.

Consequentemente contribuirá para elevação da satisfação do colaborador com o local e com a empresa.

Ainda modifica o clima organizacional e proporciona uma maior interatividade entre os colaboradores.

Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂

Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.