Tempo de leitura: 7 minutos
A definição da engenharia de produção na prática, é o ramo que lida com a otimização de processos e sistemas mais complexos.
Portanto, significa que, por meio dessa engenharia, os profissionais buscam formas para aumentar a produtividade e diminuir gastos excessivos e desnecessários nas empresas.
Por conta disso, o engenheiro de produção é uma das peças fundamentais nas organizações, principalmente para aquelas que buscam otimizar os resultados.
Dentro desses aspectos, o profissional de engenharia de produção pode trilhar muitas carreiras dentro da área, vamos ver quais.
Antes de prosseguir Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
1. Engenharia de produção – Logística
O que faz: gerencia a cadeia de suprimentos da empresa, desde a aquisição até o recebimento e armazenamento do insumos necessários para o processo produtivo do negócio.
Principais concorrentes: Tecnólogos e técnicos em logística
Habilidades valorizadas: Ter profundos conhecimentos em cadeia de suprimentos, planejamento estratégico.
Domínio de Excel será fundamental, grandes organizações buscam experiência em sistemas de gestão integrados, como por exemplo os WMS (Sistema de gestão de armazéns) e ERPs (Sistema de gestão integrada).
Como se destacar: Amplie seu conhecimento na área, faça cursos de curto período para aprofundar seu conhecimento e busque aumentar sua experiência, de estágio a cargos de analista.
Empresas de grande porte tendem a oferecer oportunidades de crescimento e carreira nessa área.
2. Engenharia de produção – Qualidade
O que faz: gerencia o SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, da empresa.
Principais concorrentes: Administradores, tecnólogos e profissionais especializados na indústria de atuação da empresa.
Habilidades valorizadas: Conhecimento de processos, ter profunda compreensão dos produtos e acompanhar de perto as operações.
Como se destacar: Busque conhecimento no desenvolvimento de indicadores de desempenho, saber desenvolver e gerenciar indicadores será um diferencial.
Certificações são muito valorizadas. Six Sigma por exemplo, pode diferenciar você dos demais, vale a pena investir nessa certificação.
3. Engenharia de produção – Gestão da Produção
O que faz: Gerencia a cadeia produtiva da empresa com o intuito de alcançar o máximo de eficiência (fazer mais com menos) e eficácia (fazer corretamente) possível.
Sua atividade normalmente se estende para a gestão da manutenção dos ativos utilizados na produção.
Principais concorrentes: Administradores
Habilidades valorizadas: Conhecimento aprofundado em ferramentas da produção, Excel o mais avançado possível será indispensável, ter habilidade na gerencia de processos para manter o controle da qualidade na produção.
Como se destacar: Tenha uma postura que transmita responsabilidade e segurança.
Realizar cursos de pós graduação podem lhe ajudar a ter acesso a vagas em grandes organizações.
4. Engenharia de produção – Professor
O que faz: prepara profissionais em grandes centros universitários e técnicos para o mercado de trabalho.
Principais concorrentes: Os formandos em demais engenharias, administração e economia
Habilidades valorizadas: Gostar de estudar, ter artigos publicados, prêmios, isso é muito importante.
Bem como ter boa oratória, saber se expressar com facilidade para que mostre a clareza da matéria aos alunos, bem como ser simpático e com uma postura correta.
Como se destacar: Embora o curso de engenharia de produção lhe dê um bom começo, se torne um doutor, nunca pare de estudar, experiências em grandes empresas pode ser um diferencial para ingressar em grandes instituições de ensino.
5. Engenharia de produção – Projetos
O que faz: Responsável pela gestão de projetos de uma empresa.
Principais concorrentes: Profissionais de TI e administradores.
Habilidades valorizadas: Ferramentas como o Microsoft Project são muito requisitadas para estes profissionais.
Ter conhecimento em modelos de gestão de projetos, Excel novamente indispensável e saber utilizar ferramentas como Microsoft Visio e Bizagi para criação de diagramas.
Como se destacar: Ter experiência em grandes empresas e grandes projetos geram exposição muito positiva ao seu currículo.
Obtenha uma certificação PMP, para que possa crescer nessa área. Ter MBA pode acrescentar como diferencial ao currículo.
6. Engenharia de produção – Funcionário público
O que faz: Função exercida em cargos de analista ou assistente, indo desde empresas pública a órgão reguladores e entidades judiciárias.
Principais concorrentes: Todos com diploma superior (Pode ser de qualquer área de formação)
Habilidades Valorizadas: Estudar para ingressar em concursos. Aqui no produtividademáxima tem um post sobre um concurseiro que já foi aprovado em 10 concursos.
Ele ensina como é possível desenvolver uma técnica de estudos que permite ser aprovado com mais facilidade. Leia! Para entrar nesta carreira tem que gostar de estudar. Melhor, tem que ser um estudante profissional.
Como se destacar: Estude bastante, aprenda como fazer isso, nesse meio tempo se adquirir habilidades de leitura dinâmica você pode conseguir acelerar seu nível de aprendizado. Confira nosso post sobre o tema.
7 – Engenharia de Produção – Consultoria
O que faz: Desenvolve diversas soluções para atender as necessidades dos clientes em áreas das quais possui conhecimento e experiência.
Principais concorrentes: Advogados, contadores, administradores.
Habilidades valorizadas: Ter uma grande habilidade analítica, uma boa oratória, domínio e experiência sobre o tema para o qual presta serviço
Como se destacar: Adquira certificações profissionais da sua área (CBPP, COBIT, ITIL, CFP)
Ter uma pós graduação em uma grande instituição de ensino também pode ser um diferencial.
8 – Engenharia de produção – Empreendedorismo
O que faz: Desenvolve negócios, gerando emprego e desenvolvimento econômico para a região que está.
Principais concorrentes: Demais empreendedores.
Habilidades valorizadas: Embora o curso de engenharia de produção já ofereça uma visão sobre as etapas de funcionamento de um negócio, para quem almeja empreender é preciso entender além do que a faculdade lhe ofereceu.
Investir em uma especialização pode te ajudar a desenvolver competências e habilidades para o empreendedorismo, além de te ajudar a enxergar as possibilidades de atuação e ir em busca dos lucros.
Como se destacar: Busque primeiramente experiências em grandes empresas, procure aprimorar sua capacidade gerencial.
Tenha um bom network, e pós reunir experiência e recurso, inicie seu negócio.
9 – Engenharia de produção – Operações
O que faz: Área voltada para projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. Responsável por cuidar de toda cadeia de operações da empresa.
Principais concorrentes: Administradores.
Habilidades valorizadas: Habilidades matemáticas, ter visão analítica, sabendo observar a interação dos processos, das pessoas e da tecnologia dentro de todas as operações da empresa.
Como se destacar: Dominar Excel, Visio e Project, tenha experiência, adquira conhecimento e habilidades técnicas, bem como liderança.
Um MBA será um grande diferencial.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!