Tempo de leitura: 7 minutos
A engenharia de processos é uma área que tem a função de monitorar o tempo de produção, manter o funcionamento correto das atividades executadas e prevenir possíveis problemas em uma empresa.
Um processo de produção, por exemplo, possui várias etapas. Desse modo, a empresa necessita buscar que esse processo seja realizado em seu mais alto nível.
Assim, a engenharia de processos permite uma maior compreensão de todos os seus processos
A engenharia de processos mantém todas as atividades de uma organização funcionando, permitindo melhorias e implementando métodos para evitar que essas atividades sejam afetadas de forma negativa.
Engenharia de processos – Conceitos e benefícios
Já ouviu aquela expressão “tempo é dinheiro”? Bom, no mundo dos negócios essa expressão é um fato.
Dentro de uma indústria, por exemplo, o termo lead time é bastante utilizado para indicar o tempo decorrido entre a chegada de um pedido e sua entrega, assim como pode ser utilizado para a medida de tempo que a indústria leva para transformar a matéria-prima em um produto.
Um lead time alto muitas vezes pode significar prejuízos para essa indústria, isso muitas vezes ocorre por falhas processuais.
Assim, a atividade realizada pela engenharia de processos para cuidar do tempo de produção exerce um papel fundamental para o funcionamento correto das operações.
Os processos de um organização precisam funcionar da mesma forma que as engrenagens de um relógio, continuamente e coordenadamente, para que assim possam manter a ordem de funcionamento.
Para isso, a engenharia de processos auxilia gerando modelos, métodos, otimização e monitoramento de processos de forma mais eficiente, econômica e segura para uma organização.
Engenharia de processos – Prática
A engenharia de processos pode fornecer uma base para melhor compreensão, análise e melhoria dos processos internamente ou mesmo entre as organizações.
Dessa maneira, com o seu crescimento, ela está presente em vários segmentos da indústria, nos serviços e até mesmo no agronegócio.
Por meio de vários métodos eficazes a engenharia de processos busca captar de forma sistêmica como as unidades de uma empresa se integram para gerar melhores processos.
Por isso, tentando entender como o negócio funciona, sempre visa agregar valor e gerar resultados para a empresa.
Além disso, por meio do seu estudo de atividades, a engenharia de processos também pode elaborar propostas de melhorias em processos, métodos, equipamentos, correção de tempo de fabricação e prestação de serviço.
Dentre mais alguns dos principais objetivos da engenharia de processos estão:
Tudo que interliga processos está diretamente conectado com as estratégias.
Portanto, assegurar a coordenação entre todas essas atividades pode auxiliar no alcance dos objetivos traçados pela empresa.
Assim, a engenharia de processos na prática possibilita um maior conhecimento de como o trabalho é feito dentro de uma empresa.
Por isso, permite a identificação de problemas, a eliminação de desperdícios, procurando modelar como tudo dentro da empresa pode se integrar.
Dessa forma, pode auxiliar essa empresa a buscar cada vez mais resultados, agregando valor também a todos os interessados no negócio.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Reengenharia – O que é?
O conceito de reengenharia está relacionado com a reestruturação dos processos em uma empresa a fim de alcançar melhorias.
Por isso, na atividade de reengenharia é possível encontrar uma mudança totalmente radical desses processos. Visto que essa atividade busca por novos métodos e processos para o negócio em virtude da necessidade de mudança em todos os níveis.
A reengenharia é muitas vezes utilizada quando a empresa não consegue atender a necessidade de seus clientes através de seus produtos ou serviços.
O que ocasiona a necessidade de mudanças em vários níveis, como administrativo, produção e operações auxiliares, por exemplo.
Assim como a engenharia de processos, a reengenharia pode agregar valor aos processos de uma organização e funcionar dentro de uma visão macro do gerenciamento dos mesmos.
Desse modo, a reengenharia se caracteriza como uma ferramenta que tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva através de medidas que irão alterar os processos.
O que podemos chamar de desconstruir para crescer, eliminando processos que não são produtivos e reinventando novos procedimentos e operações.
Esse método pode:
- Reduzir custos;
- Eliminar desperdícios;
- Trazer mais qualidade aos serviços e produtos; e
- Aumentar o grau de satisfação do cliente.
Assim, a reengenharia é uma ferramenta que pode gerar muitos benefícios a uma empresa, uma alternativa inovadora para auxiliar um negócio a sobreviver e a crescer por meio da transformação e adaptação.
Reengenharia – Mentalidade de desconstruir para crescer
Na reengenharia, os processos que não se adaptam as mudanças muitas vezes são substituídos ou eliminados.
Por isso, implementar mudanças exige que as empresas tenham muita flexibilidade, adaptabilidade e entendam que essas mudanças realmente trarão benefícios.
Assim, é importante que além de ter uma visão de longo prazo, as empresas tenham uma visão do negócio por completo.
Visto que a reengenharia poderá trazer modificações em estruturas de departamento e hierarquia.
Dessa maneira, a reengenharia se divide em alguns tipos, como:
Reengenharia – Prática
Como citado no tópico anterior, a reengenharia questiona a forma que um processo é realizado e propõe mudanças, até mesmo redefinições completas.
No entanto, para isso acontecer é necessário traçar uma estratégia, coletar informações e mapear os processos que necessitam de melhorias.
Dessa forma, a metodologia de implementação da reengenharia segue algumas etapas muito importantes para a execução dessa atividade, são elas:
- Preparação: Elaborar uma lista dos processos da empresa e selecionar os que serão redefinidos.
- Planejamento: Garantir recursos suficientes para executar as mudanças necessárias como tempo, custos e pessoas. Além disso, nessa etapa é necessário também reunir a equipe que realizará essa atividade.
- Implementação: Analisar os processos selecionados e trabalhar em sua reestruturação. Avaliar o impacto que essa mudança irá acarretar e implementá-la.
- Avaliação e Monitoramento: Medir continuamente e comunicar os resultados obtidos. É importante manter o monitoramento das mudanças realizadas para garantir os resultados desejados.
Com isso, a reengenharia implementa mudanças significativas na empresa em níveis gerenciais como a gestão estratégica, a gestão operacional e gestão de processos.
Engenharia de processos e reengenharia na gestão de processos
Os processos de uma empresa como citamos no início do artigo, são engrenagens que precisam estar funcionando da melhor forma possível. Métodos como a engenharia de processos e reengenharia podem agregar muito para que isso aconteça.
Se uma engrenagem não funciona corretamente, não gera resultado e precisa ser aprimorada ou até mesmo refeita.
Por isso, gerir processos, envolve constantemente estar buscando melhorias, analisando possíveis problemas, estar flexível e adaptável a mudanças mais profundas.
Desse modo, conhecer profundamente como realizar tais atividades pode ser um diferencial competitivo para empresa e para os profissionais que têm tal conhecimento.
Para isso, Conheça o nosso curso sobre Gestão de Processos, Riscos, Controles e Indicadores e fique por dentro de mais maneiras de realizar isso em sua empresa.
Se interessa em fazer sua empresa ter crescimento e em evoluir profissionalmente? Então clique aqui e saiba mais!
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Ei, aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!