Tempo de leitura: 6 minutos
Elaborar o currículo do primeiro emprego é fundamental para aumentar suas chances de começar bem na vida profissional. Com um ótimo currículo, as portas se abrem e fica muito mais fácil conseguir o emprego certo na área certa.
Conseguir qualquer emprego por aí é fácil, mas começar com o pé direito na carreira que você quer é um pouco mais complicado. O currículo do primeiro emprego vai ser aquele empurrãozinho para você entrar de cabeça na carreira dos sonhos.
Não tem nada de errado em fazer do jeito que todo mundo faz. O currículo básico, com as informações necessárias e nada mais não é um modelo prejudicial. Na verdade, quase todo mundo se utiliza dele, então não tem problema você também usar.
Mas é aí que se apresenta uma oportunidade das grandes. Já que quase todo mundo usa um modelo de currículo do primeiro emprego igual, se você faz algo diferente, se destaca.
Antes de prosseguir Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
O design certo para o currículo do primeiro emprego
Mas olha, ser diferente é uma coisa, exagerar já é outra bem diferente. Ter um design interessante no seu currículo do primeiro emprego é uma ótima ideia, desde que você não carregue demais nas informações e nas cores.
Existem vários modelos interessantes. Você pode inserir ícones para os seus pontos fortes, marcá-los em forma de pontos de skills, inserir separações elegantes, fazer uma divisão ao centro e inserir informações dos dois lados e muito mais. O limite aqui é sua criatividade, o bom gosto e o que a empresa está esperando.
Ah, e falando nisso…
Use o segmento da empresa como guia
Para onde você vai mandar o seu currículo do primeiro emprego? Tão importante quanto se perguntar o que você deve inserir no currículo é entender o que a empresa está esperando.
Vai trabalhar em um escritório de advocacia? Então é bem provável que eles estão esperando um currículo elegante, sem muitos detalhes. A linguagem nesse caso também deve ser impecável, sem gírias.
Quer ir para uma agência de publicidade? Nesse caso, a criatividade é mais do que incentivada, é esperada. Tente se destacar com um design diferente e cheio de personalidade. Não se esqueça de caprichar no texto, e uma linguagem informal também é uma ótima pedida.
Se inspire com a internet
A gente te entende. É o seu currículo do primeiro emprego, e se você não sabe muito bem o que fazer, não tem problema. A internet está aí pra isso, e serve de fonte quase inesgotável de inspiração.
Procure inspirações em sites que oferecem modelos de currículos. Com uma grande quantidade de de modelos para se inspirar, com certeza você vai achar o certo bem rápido.
E o melhor é que em alguns casos esses currículos que você encontra na internet podem ser baixados. Muita gente disponibiliza arquivos abertos no photoshop pra você só alterar as informações. Incrível, não é? Encontre o certo e o use como currículo do primeiro emprego!
Diga a que veio
O currículo do primeiro emprego precisa ser interessante e dar uma panorama geral de quem você é.
Muita gente acaba se esquecendo disso e inserindo só suas experiências profissionais, principalmente no começo da sua vida no mercado de trabalho.
Como você está fazendo o currículo do primeiro emprego, experiências formais não existem. Não caia na armadilha de só colocar seus dados pessoais e seus objetivos, fale sobre você.
Mostre seus pontos fortes e como você pode somar à empresa se for contratado. É uma vaga de atendimento? Evidencie suas skills de comunicação! Vai trabalhar com design, fotografia ou redação? Mostre trabalhos!
Mesmo sem experiências, se há algo que te atrai na empresa e que você faz bem, mostre a que veio. Isso também vai garantir que o seu empregador já te conheça quando a entrevista for acontecer. Essa é uma ótima situação, onde ao invés de você falar quais são suas qualidades, você e o entrevistador vão conversar sobre elas.
Não tenha só um currículo
Cada empresa está procurando por alguém com determinadas qualidades. Além disso, cada vaga exige de você alguns conhecimentos base.
O currículo do primeiro emprego ideal simplesmente não existe. Aliás, o currículo ideal é algo que você nunca irá achar, seja hoje ou daqui a dez anos. O melhor mesmo é ter currículos diferentes para vagas diferentes.
Se você está se candidatando a uma vaga de professor de idiomas, o melhor é focar nas suas experiências em aulas e línguas estrangeiras. Se vai trabalhar em escritório, foque na sua organização e foco. Se o seu trabalho é com vendas, mostre sua extroversão.
Cada vaga possui um modelo ideal. O seu currículo do primeiro emprego é exatamente o que parece, um dos vários que você ainda fará.
Não ofereça só um meio de contato
Elaborar o currículo ideal do primeiro emprego também requer que você dê as ferramentas certas para que te encontrem com facilidade.
Não é só colocar seu nome e telefone como formas de contato, isso todo mundo já faz. O bom mesmo é oferecer informações adicionais, como o seu e-mail, seu Facebook e o Linkedin.
Espera aí, você ainda não tem um Linkedin? Todo mundo que vai te entrevistar muito provavelmente tem. Crie um mesmo sem nenhuma experiência, só mostrando seus cursos e pontos fortes. Só de tê-lo você já está se destacando.
Quando o contato acontecer, seja assertivo e responda de pronto. Fique de olho no seu celular durante esses dias e não deixe de checar seus e-mails!
Pronto, essas foram nossas seis dicas pra você se inserir no mercado de trabalho sem problemas. Com esse currículo do primeiro emprego matador, você vai conquistar a vaga que você quiser.
Mas a gente ainda tem uma última dica pra você. Está difícil arrumar o emprego dos sonhos? É bem simples de facilitar.
Venha conhecer o Admirável Emprego Novo, curso da Produtividade Máxima. Com ele, você aprende muito mais sobre o mercado de trabalho e fica preparado para o que der e vier.
Indo muito além do currículo do primeiro emprego, com esse curso você descobre como perseguir seus ideais com mais assertividade, e também a como se recolocar no mercado após a primeira vaga.
E aí, quer conhecer mais sobre os nossos cursos? Temos muito a oferecer, venha agora mesmo escolher o que combina com a sua carreira e personalidade!
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!