Tempo de leitura: 7 minutos
Administrar uma empresa pode parecer fácil. Porém sem conhecimentos sobre administração financeira essa tarefa pode se tornar muito complexa.
Por isso, preparamos 5 dicas para que você tenha o controle das suas despesas e receitas e alcance sua liberdade financeira.
Antes de mais nada, confira o vídeo que postamos sobre o tema no nosso canal no Youtube;
Administração Financeira – Diferentes Patrimônios
Grande parte dos empreendedores, não costumam separar o dinheiro que entra e sai da empresa, e o dinheiro que entra e sai da vida pessoal.
Para quem não conhece sobre administração financeira, essa pode ser uma prática bem mais simplificada. Porém é praticamente o prelúdio de um descontrole.
Por isso é tão importante saber identificar as origens das receitas e despesas. Saber qual foi a origem, para quem se destina, quais as datas de pagamentos e recebimentos, etc.
Quando se tem uma única conta, é provável que se utilize o dinheiro da sua empresa para gastos pessoais, dificultando sua administração financeira.
E além das informações a respeito de valores, datas, origens e destinatários, é muito importante categorizar.
Saber quais são as receitas que se originaram de cada cliente, e as despesas de acordo aos diferentes tipos de contas.
Dessa forma, você como empresário, terá a sua administração financeira completa. Conseguindo identificar quais são os pontos que precisam de maior enfoque para o seu negócio.
Saiba quais são os custos do seu negócio
Toda e qualquer empresa – até mesmo freelancers – tem um custo para se manter funcionando.
Esse custo é todo valor investido para manter a empresa funcionando. Aluguel, água, luz, internet, funcionários, entre outros. Todo o operacional deve ser contabilizado.
E se você não conhece quais são os custos básicos da sua empresa, sua administração financeira está seguindo no caminho errado.
Pense que, se sua empresa estiver gastando mais que do que recebe, será difícil reconhecer a tempo. E se isso acontecer, você poderá entrar em uma espiral de dívidas, que pode ser complicado para sair.
Se você é um empresário que está preocupado com os custos da sua empresa, deve ter esse pensamento sempre. Conhecer seus custos básicos para saber se no final do mês, algo deu errado. Ou sua previsão de gastos ou sua previsão de lucros.
Assim, imagine que, você todo mês gasta mais que o salário que você recebe?! Resultado, seu nome pode parar no SPC ou no Serasa. E pessoalmente, você sabe o impacto disso.
Para sua empresa funciona da mesma forma. É igual a criar e manter uma planilha de orçamento pessoal. Você deve saber quais são suas expectativas para que nada fuja do controle.
E se por um acaso você começar a perceber que a sua administração financeira não está indo bem, é possível rapidamente preparar um plano de contingência.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Administração Financeira – Planejamento Financeiro
Aqui vale aquele velho conselho, se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. E tenho certeza que sua empresa não quer obter quaisquer resultados.
Se eu te perguntar agora, quais são seus objetivos empresariais, sei que as possíveis respostas serão “vender mais”, e “aumentar os lucros”.
Esse pensamento não é errado. Deve obviamente ser perseguido. Mas, quanto de vendas a mais sua empresa precisa realizar?
E quanto essas vendas representarão de lucro real? Ter planejamento significa manter o controle interno, e saber manter a sua administração financeira voltada para o alcance de resultados.
Por isso o planejamento é muito importante. Porque será através dele que você poderá definir seus resultados financeiros e como serão destinados cada um deles.
Inclusive, determinar valores contingências. Que são aquelas reservas financeiras para os momentos de crise ou até mesmo expansão do seu negócio.
Administração Financeira – Tenha um fluxo de caixa
Mas o planejamento sem controlar é uma soma que não funciona. Todo empreendedor com certeza já deve ter ouvido falar em fluxo de caixa.
É uma ferramenta usada tanto por grandes empresas, quanto por pequenas e médias. Trata-se de um controle que pode ser realizado a partir de planilhas ou softwares específicos.
Todo empresário que se preocupa com a administração financeira da sua empresa, deve ter esse controle. E a execução dele, deve ser diária.
Pode parecer cansativo ou tedioso, mas ter essas informações disponíveis para pode livrar você e sua empresa de surpresas desagradáveis.
Se você deixar para amanhã aquilo que pode fazer hoje, os riscos de erros são gigantescos. Isso porque as chances de informações inexatas existirem são muito grandes.
Além de você ter que despender mais tempo para a análise do seu fluxo de caixa. Deixando sua administração financeira muito mais cansativa e tediosa. Por isso, mãos à obra, desde agora.
Utilize um software de gestão financeira
Você sabe que manter planilhas manuais já está completamente no passado. O papel está praticamente extinto quando se trata de administração financeira.
Por isso, ter um software de gestão é importante. Ele te auxiliará a gerenciar de maneira mais ágil suas contas, assim como trará resultados que podem ser analisados de maneira mais eficiente.
Não é pecado pensar: acabei de abrir minha empresa e não tenho recursos para investir num software pago! Existem alguns softwares que são gratuitos.
E também muitos modelos de planilhas de fluxo de caixa e administração financeira que poderão te auxiliar neste primeiro momento.
E no decorrer do andar da sua empresa, você poderá adquirir um software de gestão mais avançado. Eles serão a sua “mão na roda”.
Talvez a administração financeira possa ser um bicho de sete cabeças no começo. Mas se dedicar a ele é o caminho para você e sua empresa alcançarem a liberdade financeira tão sonhada.
Um método para acumular riquezas?
Um dado rápido (ano de 2018): 61 milhões de brasileiros, hoje, estão endividados. Isso por conta da falta de uma administração financeira eficiente. De 87,4% das pessoas que possuem um planejamento financeiro, 18,9% estão com situação financeira boa ou excelente.
Dominar o tema finanças é tão importante na rotina empresarial quanto na sua vida pessoal. O GuiaInvest preparou um curso orientado para ajudar você a acumular riquezas: Liberdade Financeira. Nele você encontrará princípios como:
- O que é a Liberdade Financeira?
- Por que ter um planejamento?
- Por que evitar o banco?
- Como investir por conta própria?
- Como ter resultados melhores?
- Princípio #1 para triplicar os lucros!
- O que é o Método GI.Way?
Ficou curioso e quer saber mais como chegar ao patamar de ser livre financeiramente? Inscreva-se no curso e aprenda como ser bem-sucedido em investimentos.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!