Tempo de leitura: 7 minutos
Buscar a produtividade máxima em seus processos é certamente um fator essencial para o crescimento de uma empresa. Para isso, a metodologia 6sigma pode exercer um papel fundamental.
O 6sigma começou a ganhar espaço no mundo dos negócios em 1980, originado por um engenheiro chamado Bill Smith que na época trabalhava na Motorola.
No entanto, vale ressaltar que mesmo nas décadas anteriores já existia uma certa preocupação das empresas para com a qualidade de seus processos.
Assim, é possível mencionar algumas ferramentas da qualidade que já eram desenvolvidas, como o controle estatístico da qualidade, ciclo PDCA e o círculo de controle da qualidade, que hoje conhecemos como diagrama de Ishikawa, por exemplo.
Já em 1986 a Motorola realizou o registro do conceito 6sigma que em breve passaria a ser utilizado como um padrão mundial na otimização de processos.
6sigma – Conceito
O sigma é uma letra grega utilizada como medida de desvio padrão.
Por isso, o 6sigma significa escaladas de variações do desvio padrão com o propósito de obter a menor variabilidade possível em um processo.
O que isso significa? Levar um processo a sua máxima produtividade.
Dessa forma, o 6sigma é sistema de gestão que tem o objetivo de diminuir as falhas de um processo e melhorar sua qualidade.
Assim, o 6sigma auxilia a empresa aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços gerando satisfação por parte dos clientes e auxiliando no seu desempenho.
Com foco nos resultados de qualidade e financeiros, a metodologia 6sigma pode conseguir promover mudanças significativas a uma empresa.
Criar processos internos mais eficientes, econômicos, e que garantam a qualidade do serviço prestado não é uma missão simples.
No entanto, para que uma empresa permaneça competitiva no mercado isso é fundamental.
Por isso, o 6sigma pode funcionar como uma peça chave na busca de melhorias em uma empresa.
É uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos.
6sigma – Implementação
Escalas
A metodologia 6sigma determina uma escala de nível de qualidade, que está demonstrado a seguir:
Nessa escala, quando o nível 6sigma de qualidade é atingido, significa que existem 3,4 defeitos a cada milhão.
Esse é um nível de excelência ótimo, pois representa que em 99,9966% das vezes o processo está sendo realizado da forma correta.
Prática
Imagine que uma empresa tenha um processo com 98% de rendimento. Em 98% do tempo a equipe tem realizado a atividade de forma correta, mas 2% estão comprometidos, esses representam falhas.
Em alguns processos, esses 98% vão ser suficientes, um ótimo número. Mas para outros pode não ser o suficiente.
Assim, suponhamos que uma usina produza 104,3 MWh. Agora imagine se 2% dessa produção for perdida no processo, quanto talvez representaria esses 2% perdidos? 2,086 milhões de MWh perdidos.
Esse valor é mais do que suficiente para abastecer algumas milhões de residências.
Por isso, realizando a análise do processo por meio do 6sigma é possível chegar a conclusão de que 2% de erro podem realmente fazer muita diferença.
Dessa forma, o 6sigma utiliza a análise de indicadores de desempenho para identificar e avaliar a variabilidade e possíveis falhas de um processo.
Antes de prosseguir, que tal dar uma ajuda para produzirmos ainda mais?
Então Conheça nossos cursos, curta e siga o blog nas nossas redes sociais! É de graça e assim nos ajuda muito! Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
6sigma – Método DMAIC
Definição
- Verificar e selecionar os problemas com objetividade;
- Definir as melhorias que serão feitas; e
- Focar em projetos mais viáveis e relevantes.
Medição
Análise
Melhoria
Controle
Controlar é a última etapa do método DMAIC, a busca pela produtividade em processos é contínua.
6sigma – O avanço da técnica
Conhecimento da ferramenta 6sigma
Conheça o nosso curso sobre Gestão de Processos, Riscos, Controles e Indicadores e fique por dentro de mais técnicas de realizar isso em sua organização.
Gostou deste artigo? Então dá uma força curtindo e seguindo o blog nas nossas redes sociais! É de graça e nos ajuda muito! Conheça nossos cursos e não deixe de se inscrever em nosso canal 🙂
- YOUTUBE: clique aqui
- FACEBOOK: clique aqui
- INSTAGRAM: clique aqui
- LINKEDIN: clique aqui
Ei, Aproveita e comenta ali embaixo o que achou do artigo!